Menu
header photo

Ilhas em Punta del Este

Ilha Gorriti

A ilha Gorriti tem 21 hectares e pode portanto, ser facilmente percorrida  pelos turistas. Na ilha você encontrará duas praias com belíssimas areias, chamadas Playa Honda e Puerto Jardin. A primeira delas fica do lado oposto a Punta del Este, de frente para o mar (Oceano Atlântico). Nessa parte da ilha é possível encontrar um único restaurante. A ilha Gorriti é o lugar perfeito para a prática de esportes aquáticos de modo geral. A ilha é linda e cercada por pinheiros, que foram plantados pelo renomado Engenheiro Rómulo Rubbo e por sua filha Selva Rubbo.

Agora vamos ver um breve resumo da história dessa linda ilha: A Ilha Gorriti já teve alguns nomes como “Isla de las Palmas” e “Isla de Punta del Este”, até que em meados do século XVII o Capitão Francisco Gorriti foi capturado, levado até a ilha e deixado lá. A ilha passou então a ser conhecida como a Ilha Gorriti desde então. Para chegar à Ilha basta pegar um barco no porto de Punta del Este direto para a ilha, e em 15 minutos você já  estará desembarcando neste local tão importante para a história do Uruguai ( o local era muito frequentado por piratas e até hoje guarda lembranças dessa época). Para fomentar o turismo pela ilha, o Ministério do Turismo colocou diversos outdoors que ajudam a contar a história do lugar.

A ilha não possui relevos muito desafiadores e todos os caminhos da ilha podem ser facilmente percorridos a pé. Ao desembarcar você irá se deparar com a Playa Honda que já dá boas-vindas aos visitantes. Os passeios também costumam passar por uma floresta de pinheiros e eucaliptos (um visual lindo). Os tamarizes – pequenos arbustos similares aos pinheiros e que têm origem africana – completam a paisagem. A nova sinalização também informa os turistas sobre a flora, a fauna e a geografia local.

A entrada na ilha custa aproximadamente 350 pesos uruguaios (aproximadamente R$ 40). Para alimentação os visitantes podem contar com deliciosos hambúrgueres e refrigerantes vendidos em um parador fácil de encontrar, mas que só funciona até o final de fevereiro, fique atento ao período da sua viagem! Se estará viajando fora da alta temporada, a melhor alternativa é levar um recipiente com sua própria comida, isso é feito pela maioria dos visitantes, então não se preocupe. Como alternativa, para quem quer fugir do agito de Punta del Este existe um recanto onde as pessoas costumam ancorar seus veleiros e iates chamado Puerto, um lugar perfeito para a prática de esportes náuticos.