Menu
header photo

Praias Punta del Este uruguai 

Praia Brava

Punta é literalmente uma pontinha do Uruguai geograficamente falando, as águas do Rio da Prata se encontram com as do Oceano Atlântico. Com isso, uma parte da península é banhada pelo Rio da Prata e enquanto outra parte é banhada pelo mar. Na prática, a proximidade é tão grande que há pouca diferença entre as praias de rio ou de mar, até porque uma é continuação da outra, ficando a diferenciação mais por conta da coloração e correntes da água. A Playa Mansa banhada pelo rio, tem uma coloração um pouco mais escura que a da Praia Brava.

Um dos pontos turísticos mais famosos de Punta del Este, a Praia Brava fica do lado oceânico do balneário, banhada pelo Oceano Atlântico, onde temos as praias mais agitadas com ondas. O ponto mais famoso da praia é o Parador dos Dedos ou Monumento de los Dedos que representa a interação do Homem com a natureza (ponto da famosa escultura dos dedos na areia feita pelo escultor Mario Irrazábal no ano de 1982) e a famosa “Parada 30” (próximo ao fim da Praia Brava) que tem sempre festas e baladas para os mais jovens.

Como falamos a escultura de “Los Dedos” que fica na praia Brava é um dos prinicpais ícones de Punta del Este, e já foi protagonista de diversas fotos e cartões postais. A Praia Brava é exatamente o oposto à Praia Mansa, é uma praia urbana e se estende para o leste da Punta de la Salina, com ondas bravas e profundas. La Olla, La Plage e Papa Charlie são alguns dos pontos preferidos pelos surfistas.

Ainda na praia é possível ter contato com uma gastronomia de primeiro nível, oferecida pelos chamados paradores. Preferida pelos surfistas por conta das ondas fortes, devido a sua proximidade do oceano, a Praia Brava tem águas geladas durante a maior parte do ano, o que pode ser bem menos interessantes para banhistas. De qualquer forma, sendo surfista ou não, a Praia Brava deve ser considerada um ponto de parada obrigatória por suas belezas naturais e até pela gastronomia em seu entorno.

Em termos de localização para se hospedar, a Praia Brava fica próxima a região da Península, uma das melhores regiões em termos de hospedagem, é bom lembrar também que toda essa área atrai muitos surfistas do mundo inteiro no verão, o que fez com que a região se preparasse para receber o grande público com conforto.

Praia Mansa

Diferentemente da Praia Brava, a Praia Mansa fica do lado da baía, e tem águas calmas e com uma cor um pouco mais escura, pois é banhada pelo Rio da Prata. A Praia possui um lindo calçadão, ótimo para fazer caminhadas e pedalar. A Praia Mansa é sem dúvida, a praia mais turística de Punta, a começar pelo Porto de Punta del Este e seu visual incrível.

Por suas águas calmas e de pouca profundidade a Praia Mansa é ideal para banhistas, os surfistas devem se aventurar na Praia Brava, que é também na verdade uma continuação da Praia Mansa, essa divisão existe apenas por conta dos tipos diferentes de água dos dois lados da Península. Enquanto a Praia Mansa é banhada principalmente pelo Rio da Prata a Praia Brava é banhada pelo Oceano Atlântico.

A Praia Mansa é bem extensa (da parada 1 na Península, até a parada 24 em Las Delícias) e organizada, possui diversas paradas numeradas com estacionamento e restaurantes (os chamados paradores). Os principais paradores são: o do Conrad Resort & Casino(Parada “5”) e o mais próximo ao Porto (Parada “2”). Nestes restaurantes é possível encontrar uma espécie de pier com escada até a água (super romântico).

No parador do Conrad, outro belo ponto para se conhecer, ocorrem festas ao entardecer com DJs e Dançarinas no famoso Ovo Beach Club. Uma outra opção seria o restaurante (parador) L’Marangatú que fica na parada 7, também conta com a presença de Djs que costumam atuar ao pôr do Sol durante todo o verão.
A Praia Mansa é a praia mais clássica de Punta del Este, com uma costa espetacular ao seu redor e a bela arquitetura dos edifícios luxuosos da Península que tem um traçado bem diferenciado e característico do local.

Com seu formato amplo de baía a Praia Mansa é a praia mais escolhida pelas famílias de veraneio em Punta, bem como por alguns interessados em navegação e amantes da pesca, ao longo da Praia Mansa há vários paradores e zonas para a prática de esportes na areia. Até por conta da preferência pelos banhistas, a Praia conta com uma grande e bem desenvolvida infra-estrutura de serviços para atender ao turismo, principalemente durante a alta temporada (verão).
Assim como Punta del Este de modo geral, a Praia Mansa é um lugar que não se pode deixar de conhecer ao visitar o Uruguai, com uma beleza natural deslumbrante a satisfação é garantida para todos os viajantes.